Thursday 16 September 2010

Life A User's Manual
30.09.2010 - Prólogo / Inauguração às 18:00

Espaço Round The Corner
Rua Nova da Trindade portas 9F a 9G
Lisboa, Portugal

O livro Life A User's Manual é uma tapeçaria de histórias, ideias e alusões históricas,
baseadas nas vidas dos habitantes de um bloco de apartamentos ficcional em Paris, 11 Rue Simon-Crubellier (esta rua não existe, mas a praça em que se situa existia em Paris do século XVII). Perec descreve o livro como “histórias”, no plural, o que se torna justificável na leitura.
Life A User's Manual apresenta quatro artistas internacionais da mesma geração que ligam histórias pessoais com acontecimentos históricos e narrativas ficcionais. Usando documentos verdadeiros ou fictícios, personagens reais ou imaginadas, arquivos pessoais bem como as suas memorias como matéria prima, os trabalhos dos artistas revisitam, interrompem e
divergem da linearidade para criar uma multiplicidade de histórias.

Baseado no livro de Perec, a exposição sob o mesmo título, tem lugar num espaço estranho:
não é um apartamento, não é uma instituição, não é um espaço comercial, é um não-lugar consistindo numa fachada numa esquina do edifício de um teatro. O (não) lugar é essencial às histórias (leia-se trabalhos apresentados), tal como no livro de Perec, em que os quartos eram expostos mentalmente ao domínio público. O espaço é aqui sujeito e objecto.
A exposição desenvolve-se como um livro, por capítulos. Cada artista representa um capítulo ao longo de uma semana. Em cada semana, o lugar é re-habitado e re-interpretado de acordo com os seus habitantes e respectivas histórias. No final do projecto expositivo, o artista Hugo Canoilas (n. 1977, Lisboa) apresentará o Epílogo, um livro de artista publicado na ocasião do projecto.

Photobucket

1 comment:

  1. Muito Obrigada pela divulgação!!

    dia 30 se set é a 1ª de 4 inaugurações, a exposição está dividida em 4 capítulos / exposições / artistas. Inaugurações de cada capítulo dia 30 Set, 7 Out, 14 Out e 21 Out. a partir das 18:00 no espaço Round The Corner.

    ReplyDelete