Monday 2 May 2011

Filmes de Prateleira - Snatch

Realizador: Guy Ritchie
2000

Sou um pouco suspeita para falar dos filmes de Guy Ritchie já que sou totalmente apaixonada pelo seu trabalho. A habitual colaboração entre Guy e Jason Statham na maior parte dos filmes, torna tudo num hilariante turbilhão de emoções constantes.
A meu ver, ou se gosta bastante dos filmes deste realizador ou se odeia e se acha que roça o ridículo. Realmente ele consegue usar as coisas mais estúpidas e impensáveis num filme, desde os temas às personagens, mas continuo a achar tudo absolutamente genial.
O toque sarcástico britânico, misturado com as piadas aguçadas e indirectas sobre vários temas mundiais, conseguem sempre fazer o completo “bolo” mais delicioso de sempre.

“Snatch” tem grandes comparações ao anterior filme de Guy “Lock, Stock and Two Smoking Barrels”, que acaba por ser o meu favorito de todo este enlace, mas sobre este falarei depois. Desde o mesmo elenco, às semelhanças em termos de estilo visual, estes são dois filmes que podem ser perfeitamente comparáveis.
Em “Snatch” a luta por um diamante perdido demonstra o mundo criminal em Inglaterra, que é assim retratado com um toque de comédia, muita acção e doses de peripécias sem sentido. Com actores de luxo como Brad Pitt, que encarna Mickey O’Neil, um cigano cheio de vontadepara acabar com qualquer alma que se atravesse à sua frente, Jason Statham que com a sua personagem Turkish, consegue andar também embrenhada no mundo da máfia, mas ao mesmo tempo parecer que não faz mal a uma mosca e o conhecido Vinnie Jones, o mauzão Bullet Tooth Tony, que só de abrir os olhos faz qualquer um tremer de medo, este é um enredo de criminosos de meia tigela, que só vêem dinheiro, jogo e diamantes à sua frente e que passam por cima de qualquer um, a qualquer hora.
A banda sonora bem disposta dos anos 80 como Madonna, The Specials e The Stranglers,
consegue ser o perfeito contraste e fazer com nos riamos ainda mais, com o tema de crime que aqui é retratado.


O filme ideal para devorarmos num fim de tarde, junto aos nossos amigos e com pipocas à
mistura!

“Anything to declare?
Yeah: Don’t go to England!”

Por Vanessa Marcos

1 comment: